O SIÔ GROOVE DE BETO EHONG - POR PEDRO SOBRINHO

Um passo a frente e você nã está mais no mesmo lugar. Esta é a melhor tradução para a trajetória artística e estética musical do cantor e compositor Beto Ehong, que deu o "start" no Noite Preta, idealizado pelos jornalistas Pedro Sobrinho e Aiara Dália,no Miolo Café Bar, sábado (5/8).

Com a sua alquimia sonora subiu no palco e contagiou a todos com o show SIÔ, GROOVE, em que BETO deita e rola com sua performance visceral, original e cheia de personalidade, acompanhada dos beats do DJ CAIO OIAK. Um show enxuto, em dueto, com característica intimista, porém conectado com várias vertentes, que passearam pelo reggae, rap e seus derivados, tendo como diferencial e marca do trabalho, as sonoridades plural dos ritmos e cancioneiros maranhenses.

Como o próprio Beto define o SIÔ, GROOVE é um show conectado com novas vertentes, beats misturados com musicalidade orgânica e referências a GILBERTO GIL, BOB MARLEY, BAIANA SYSTEM, ZÉ OLHINHO, amo do BOI DE SANTA FÉ, além de homenagem necessária ao poeta maranhense CELSO BORGES.

No repertório do show lá estavam velhas canções como MARIA DE JESUS, INNA BOREAL, DÈJÁ-VU, NA FITA e novas músicas autorais. Destaques para O ETERNO VERÃO DO REGGAE, parceria feita com o magnata FAUZY BEYDOUN, líder da TRIBO DE JAH, UMA CANÇÃO DE AMOR, um reggae praiano dele com ALÊ MUNIZ, e também para o MARAPOP (Lucélio Muirax, Maria Itskovich, Rafael Xadrez), projeto paralelo em que BETO aposta nas misturas de um BRASIL diverso e divertido.

Pra quem foi ao show e conhece BETO EHONG já sabe que BETO EHONG é sinônimo de desafios, experimentações musicais ao fazer dialogar sons regionais com o urbano. E pra quem o viu pela primeira vez foi surpreendido por um artista, influenciado pelo MANGUEBEAT, mas o seu Porto Seguro e referência é o QUILOMBO URBANO DA LIBERDADE, é o tambor de crioula, os bois de zabumba, o reggae que reverberam nas 'KEBRADAS' da ilha como RESISTÊNCIA CULTURAL.

Com a sua mensagem de musicalidade carregada de irreverência, denúncia social, indignação e a vontade de modificar este eterno CAOS SOCIAL BETO EHONG legitima em SIÔ, GROOVE, que com seu espírito iluminado pela música jamais perde de vista o ROLÊ.

Saiba mais sobre Beto Ehong e o Siô Groove AQUI

Veja aqui postagem original no Instagram



Pedro Sobrinho
Jornalista, DJ, produtor, apresentador e radialista

Comentários

Postagens mais visitadas