"CABÔ TRISTEZA" NO NORDESTE

 


De Aracajú, nordeste do Brasil para o mundo a música Cabô Tristeza, primeiro single do disco Encruzilhada de Alex Sant’Anna, traz consigo um arrasto de referências africanas em nosso território de existência. A religiosidade lírica dos versos encantados, dos orixás, aparece como exaltação da ancestralidade e da necessidade de entoar cantigas que entronizem a força dos antepassados em nossos passos atuais.

Com os arranjos e teclado do maestro Ubiratan Marques, da Orquestra Afrosinfônica da Bahia, Cabô Tristeza é um gesto de olhar para trás, de saudar quem veio antes e combater esses dias incertos com música batucada nas ladainhas dos mais velhos, na reza carregada de falares africanos e ervas que nos restituem a força de combater um estado genocida e racista.

A música nasce dos combates, do entregar diário às reparações históricas, ao mesmo tempo o louvor apalavrado tenta passar pelas feridas abertas das práticas racistas e violentas uma camada fina e potente de fé cicatrizante, pois a música tem esse poder de alinhar conexões de novas perspectivas. Acabar a tristeza é saber da dor que cada um carrega, mas também oferecer raios, trovões, coriscos, ventos, braseiros e lamparinas na tarefa de iluminar os caminhos, as encruzilhadas do nosso povo.

Cabô tristeza é fecha corpo! E cada audição a batida afro pulsante irradia essa energia a todos os ouvintes! O ijexá provoca esse transe hipnótico e nem que seja por algum tempo, a vida ganha outra roupagem, pois somos benzidos, somos envolvidos por essa frequência sonora. E no final da música, não somos mais os mesmos! E se a tristeza não tiver acabado, pelo menos a dor terá sido amenizada!

Para download clique AQUI 

Disponível AQUI

FICHA TÉCNICA

 

CABÔ TRISTEZA feat. Ubiratan Marques 
(Alex Sant’Anna, Alessandro Dornelos e Maycol Mundoca)

 

Produzido por Leo Airplane e Alex Sant’Anna

Produção Executiva: Nah Donato e Alex Sant'Anna

Gravado no Maca Records por Leo Airplane entre março e julho de 2021 em Aracaju-SE.

 

Mixado por Dudu Prudente 

Masterizado por Leo Airplane

 

Conceito e arte: Júlia Bezerra Cruz

 

Ubiratan Marques: Arranjo e Teclado 

Abraão Gonzaga: Guitarra

Alex Sant'Anna: Voz

Betinho Caixa D'Água: Percussão

Danyel Nanume: Bateria

Leo Airplane: Teclado



Rafael Ramos: Baixo

Quésia, Mayra Felix, Diane Velôso e Taia: Coro



















Alex Sant'Anna
+55 79 9 9978-7735

Comentários

Postagens mais visitadas